segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Curiosidade: Bocejo


Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melhora a atenção.

Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, podes responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”.

Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

Você já percebeu que o bocejo é contagioso? Já?Mas talvez o que você não saiba é que agora cientistas descobriram que as pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão.

O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um vídeo com uma pessoa bocejando a um grupo de 65 estudantes.

Os que abriram a boca diante da tela apresentaram maior pontuação num teste psicológico medindo a empatia.

Os estudantes imunes ao contágio eram, por outro lado, menos predispostos a reconhecer que um insulto pode ofender outra pessoa.

Fonte: Você Sabia


Epa, já tenho uma para dizer ao meu chefe quando ele estiver a dar a palestra e eu bocejar :) boaaa, já estou a imaginar (tou a bocejar porque quero tomar mais atenção ao que o Eng.º diz hehehehe)

2 comentários:

aorta disse...

Que maravilha. E não arranjas uma explicação científica para o acto de esperguiçar? Também me dava jeito!

Tigre Selvagem disse...

Tenho de ver se encontro, a mim também me dava um certo jeito :)

Alma Lusitana