segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Bebés são capazes de julgar!


Cientistas dos Estados Unidos descobriram que bebés a partir dos seis meses de idade já demonstram ter inteligência social, noticia a BBC. A esta idade as crianças já são capazes de analisar as intenções de outras pessoas e de analisar quem é um potencial amigo ou inimigo.

A equipa da Universidade de Yale realizou um estudo envolvendo 12 bebés de seis meses e 16 com dez meses. As crianças foram submetidas a testes em que fizeram com que assistissem a uma animação com três personagens diferentes.

No desenho, um dos personagens tenta subir o que parece ser uma colina. Um segundo ajuda esse personagem, empurrando-o para cima da colina, e um terceiro atrapalha-o, empurrando-o para fora.

Depois de os bebés assistirem à animação várias vezes, os cientistas mostraram dois bonecos de madeira, um parecido com o personagem que ajuda o outro a subir e outro parecido com o que atrapalha.

O resultado foi que todos os bebés de seis meses e 14 dos bebés de dez meses escolheram o boneco do personagem que ajuda, o «bom».

«As nossas descobertas indicam que os humanos realizam avaliações sociais num estágio muito anterior de desenvolvimento do que se pensava, e sustentam a tese de que a capacidade de avaliar indivíduos com base nas interacções sociais é universal», dizem os cientistas num artigo publicado na revista Nature.


Fonte: Portugal Diário

Sem comentários:

Alma Lusitana