segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Google desenvolve plataforma concorrente da Wikipedia


O Google está a desenvolver uma plataforma online onde as pessoas podem escrever sobre os temas que conhecem de forma a formar uma enciclopédia virtual concebida pelos internautas, algo ao estilo da Wikipedia.


O projecto está ainda em fase beta e será testado apenas pelos utilizadores que tiverem convite para tal. De acordo com o blog da empresa, a plataforma denomina-se Knol, um diminutivo que representará uma "unidade de conhecimento", ou knowledge em inglês.


O sistema de publicação de textos será bastante semelhante à do concorrente, ou seja, os participantes poderão escrever sobre qualquer tema utilizando um editor de conteúdos do Google. Essa informação aparecerá destacada quando se realizar uma busca sobre esse tema. Além disso, os autores poderão decidir se desejam que os seus conteúdos tenham publicidade, caso queiram poderão lucrar com isso.


A principal diferença entre o Knol e a Wikipedia é que a primeira dará relevância ao autor da informação e não tratará o grupo de participantes como uma comunidade.


Por fim, o Google refere que as páginas criadas sobre um mesmo tema serão escolhidas mediante os votos dos leitores no processo de busca de qualidade do motor de pesquisas. Mesmo assim, serão permitidos comentários dos leitores aos textos e existirá a possibilidade de adicionar informações adicionais e outro tipo de conteúdos às entradas de texto.


Os tópicos a abordar vão envolver diversas áreas, como história, geografia, entretenimento e outras. O objectivo é concorrer com os mais de 7 milhões de artigos da Wikipedia, disponíveis em 200 idiomas.


Fonte: TEK Sapo

Sem comentários:

Alma Lusitana