terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Beijar ou comer chocolate...


Sabe o que mais lhe acelera o coração?


Já muita tinta correu sobre como beijar ou comer chocolate acelaram os batimentos cardíacos.


Mas qual deles provocará uma sensação de prazer durante mais tempo no organismo?


Surpreenda-se, pois um estudo conduzido por um investigador britânico chegou a esta conclusão:


É o chocolate! David Lewis, que trabalhou na University of Sussex e hoje trabalha para o laboratório de pesquisas Mind Lab, diz que comer chocolate meio-amargo provoca uma sensação mais longa e intensa na pessoa do que beijar na boca. O certo é que as pessoas associam normalmente comer chocolate a sensações de prazer.


Para chegar a esta conclusão, o investigador analisou os batimentos cardíacos e actividade cerebral de casais com cerca de 20 anos, enquanto deixavam um pedaço de chocolate derreter na boca e, depois, enquanto se beijavam. Em alguns casos, o chocolate mais do que duplicou o ritmo dos batimentos cardíacos dos participantes. «Não há dúvida de que o chocolate bate o beijo, quando se trata de produzir uma sensação mais intensa no corpo e no cérebro», disse Lewis à BBC. «Uma sensação que, em muitos casos, durou quatro vezes mais tempo do que o beijo mais apaixonado», acrescenta.


O cientista refere que já se sabia que substâncias presentes no chocolate produzem efeitos no cérebro. Mas, segundo Lewis, deixar que ele derreta na boca pode ser o segredo para maximizar os resultados. Os 12 voluntários tiveram eléctrodos aplicados sobre o couro cabeludo e usaram monitores cardíacos durante os dois testes. Os pesquisadores compararam os seus batimentos cardíacos durante o repouso e, mais tarde, durante os testes do chocolate e do beijo.
Efeito duradouro


Embora o beijo tenha acelerado os batimentos cardíacos dos participantes, o efeito não durou tanto quanto o provocado pelo chocolate. Em alguns casos, os batimentos subiram de 60 por minuto, em repouso, para 140 por minuto, após a ingestão do chocolate.


O estudo também revelou que, à medida em que o chocolate se derretia, todas as regiões do cérebro eram estimuladas de forma mais intensa e mais longa do que quando os voluntários se beijavam. Embora muitos acreditem que as mulheres gostam mais de chocolate do que os homens, o estudo encontrou as mesmas reações ao alimento nos dois sexos.


«Estes resultados surpreenderam-nos. Embora esperássemos que o chocolate - especialmente o meio-amargo - aumentasse os batimentos cardíacos devido ao facto de conter substâncias altamente estimulantes, tanto a duração das alterações quando o efeito poderoso que tiveram na mente foram algo que nenhum de nós havia previsto», explica o líder da pesquisa. Para o estudo, os pesquisadores usaram chocolate meio-amargo contendo 60 por cento de cacau.


Fonte: Sapo Mulher


Realmente, fazem com cada estudo :) mas pronto se ele o diz, a malta acredita.

6 comentários:

aorta disse...

O chocolate negro ou amargo é o meu preferido. Mas como sou altamente dependente do chocolate não desperdiço nenhum. Seja ele qual for, a sensação de prazer é intensa, tenho noção disso.

Beijo achocolatado.

Tigre Selvagem disse...

Hum tou a ver que é gulosa :) fazes bem :p

Kisses

aorta disse...

Mais do que gulosa. Sou chocoólica.

Tigre Selvagem disse...

Tens de ir aos chovoólicos anónimos :)

aorta disse...

Não preciso. Não me quero libertar deste vício.

aorta disse...

Não preciso. Não me quero libertar deste vício.

Alma Lusitana