terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sobre o Tigre...

Nome científico: Panthera tigris

Origem

Antigamente, o tigre vivia numa vasta área que ocupava todo o território asiático. Porém, hoje está restrito a alguns territórios na Índia, Sibéria e Indonésia.

Espécie em perigo


A caça de que foi alvo durante séculos levou este animal quase à extinção, não restando, neste momento, mais de 5000 animais a viver em liberdade.


No entanto, haverá bastantes mais animais a viver em cativeiro, pelos circos e zoos de todo o mundo.Se é verdade que nos parques zoológicos os tigres são bem tratados e o investimento na sua manutenção e reprodução é grande, nos circos isso nem sempre é verdade e em regra são mantidos em espaços exíguos com muito poucas condições.


Alimentação


Estes animais necessitam de comer uma grande quantidade de carne por dia, em média cerca de 30 kg de alimento.Da sua alimentação favorita fazem parte cervídeos, búfalos e outros bovinos, que lhes garantem muito alimento com uma única caçada, mas podem também atacar símios e javalis.


Ataques a humanos


Alguns casos relatados sobre tigres que atacam humanos podem estar relacionados com falta de presas, ou animais doentes que não conseguem fazer emboscadas a animais mais rápidos. No entanto, em alguns dos casos, estamos perante lendas que são transmitidas verbalmente de geração em geração e que servem para sobrevalorizar façanhas cometidas por alguém, não sendo por esse motivo muito levadas em conta.


Hábitos


Apesar de ser muito ágil, a sua grande dimensão e peso leva a que tenha alguns hábitos diferentes de outros felinos, já que, por norma, gosta de caçar durante a noite, fazendo-o raramente de dia, e ao contrário de outros, evita longos e desgastantes «sprints» para procurar a sua presa. Prefere fazer emboscadas, esperando pacientemente, em zonas que sabe serem de passagem das suas presas favoritas, ou procura zonas perto de rios e lagos, onde pode encontrar alimento com alguma facilidade.


O território


Os tigres são animais muito territorialistas, marcando o perímetro do seu território com o odor da sua urina. Se sentir que outro macho vai tentar conquistá-lo, lutará ferozmente para o defender e, se eventualmente perder o combate, lutará até conseguir uma vitória noutro território. Muitas destas lutas provocam ferimentos com grande gravidade, e muitos deles são mortais, já que, por um lado o tigre ferido não se poderá alimentar, por outro lado, rapidamente as infecções serão fatais.


Reprodução


As fêmeas tigre têm em média dois a três filhotes a cada três anos. A mãe amamenta os filhotes e, mais tarde, ensina-os a caçar, sendo que, com cerca de dois anos, os jovens tigres são entregues ao seu destino. O tempo de gestação destes felinos dura entre 100 e 108 dias.


Tamanho, peso e esperança de vida


Os tigres machos podem, em média, medir 2,50 m, ter 90 cm de altura e pesar cerca de 200 kg.


As fêmeas são ligeiramente mais pequenas e leves.


Os tigres podem viver cerca de 20 anos, embora em cativeiro e com bons cuidados alimentares possam viver um pouco mais.


Fonte: Bicharada

2 comentários:

aorta disse...

É um animal fascinante.

Tigre Selvagem disse...

Concordo plenamente contigo...

:)

kisses

Alma Lusitana