sábado, 26 de maio de 2007

Algumas curiosidades sobre a Lapônia!


A Lapónia é uma região no norte da Escandinávia, abrangendo território de quatro estados:


Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa (Península de Kola) e que corresponde à região onde habitam os lapões.


Geografia:


O clima é subártico e a vegetação é esparsa no extremo norte, enquanto no sul aparece a floresta boreal. A costa oeste (na Noruega) é montanhosa mas tem invernos mais suaves e mais precipitação que as planícies centrais e orientais. As temperaturas variam entre os 15 ºC positivos no Verão e os -50 ªC no Inverno.

A Lapónia é rica em depósitos minerais de valor, particularmente minério de ferro na zona sueca, cobre na norueguesa, e níquel e apatite na russa. Renas, lobos, ursos, e aves marítimas e terrestres são a fauna mais comum.


A pesca é abundante, tanto fluvial como marítima. Todos os portos no Mar da Noruega e os do Mar de Barents a nordeste de Murmansk estão livres de gelo no Inverno. O Golfo de Bótnia congela habitualmente na estação mais fria.


Com uma densidade demográfica de 3 a 4 habitantes por km², a Lapónia é escassamente povoada. (com -50ºC era melhor)


Natureza e Turismo


A Lapónia é conhecida turisticamente pelo Sol da Meia Noite no Verão e pela Aurora boreal no Inverno, pela tradição de aí residir o Pai Natal e as suas renas, pelos fiordes na costa ocidental, pela pesca do bacalhau e do salmão, e pelas montanhas e florestas a perder de vista.

A vegetação é formada basicamente por coníferas na zona sul. A fauna principal compreende alces, renas, águias, falcões, ursos, lobos, peixes diversos.


Fenómenos naturais


A Aurora Boreal é o fenômeno natural mais magnífico da Lapónia. São partículas oriundas do Sol, que geram o chamado "vento Solar", que ao carregarem os electrões dos átomos de oxigênio e azoto da atmosfera geram efeitos coloridos. Para uma melhor observação, o céu deve estar limpo, sem nuvens, e será mais visível em noites de Lua Nova, a meio do inverno.

Outro fenómeno natural é o Sol da Meia Noite. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapónia, a norte do Círculo Polar Ártico passa até três meses no Inverno sem que haja claridade e até três meses durante o Verão sem que haja noite. As cores no céu transformam-se rapidamente. É de uma beleza fascinante e encantadora.


Deixo aqui algumas fotos:






Fonte: Wikipedia

1 comentário:

PetiteLarousse disse...

Lapónia.. só me lembro do frio, da neve, das montanhas.. quem me dera poder emigrar.. tinha até ideia que era onde morava o Pai Natal com as Renas..
Prometo que se ganhar o Euromilhões.. tiro umas fotos nos lugares que aqui colocaste! Parabéns pelo texto e pelas fotos, Tigre!

Alma Lusitana