Código malicioso espalhado por redes móveis, roubo de identidade, phishing e botnets vão ser os maiores perigos da Internet no ano que se aproxima.
O alerta parte da BitDefender, uma empresa de segurança informática, e revela as quatro principais ameaças da Internet para 2008.
«O estilo de vida on-line moderno», diz Bogdan Dumitru, CTO da BitDefender, «com pagamento de facturas na Internet, compras, jogos e interacção social on-line vai dar origem a novas ameaças». As principais acções de malware vão ter o lucro financeiro como objectivo, variando desde acesso a bases de dados privadas até à recolha de informação bancária. O spam vai ser cada vez mais diversificado, contornando os filtros existentes.
As redes móveis, com o aumento de utilizadores de Wi-Fi, GPRS e Bluetooth, vão ser outro alvo para os cibercriminosos roubarem informação sensível.
As botnets, conjuntos de computadores ligados a um principal, do hacker que os controla para os fins que entender, sem que o utilizador se aperceba, vão ter um maior destaque. Já este ano com o ataque Storm Worm vimos uma amostra do que pode ser feito.
O phishing continua a desenvolver-se e a diversificar as formas de ataque, prevendo a BitDefender que se aumente o uso de identificação SSL, para iludir ainda mais o utilizador final.
Fonte: Exame informática
Sem comentários:
Enviar um comentário