quarta-feira, 28 de março de 2007

Marte: Encontradas grandes quantidades de gelo no pólo sul


Largas quantidades de gelo de água pura foram detectadas no pólo sul de Marte por instrumentos da sonda europeia Mars Express, segundo um estudo hoje publicado nos Estados Unidos.

«Apesar da composição exacta destas camadas de gelo ainda não ser conhecida, pensamos que seja água gelada que representa o maior reservatório de água do planeta descoberto até hoje», afirmam os cientistas cujo estudo surge na revista americana Science de hoje.

«Recorremos às técnicas geralmente utilizadas na Terra para estudar as camadas de gelos das calotes glaciares e o interior dos glaciares», acrescentam. No caso de Marte, foi utilizado um radar chamado «Marsis» (sigla de Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding) que, neste caso, penetrou a 3,7 quilómetros de profundidade no solo marciano. Se este gelo derretesse completamente, a água acabaria por cobrir todo o planeta Vermelho com uma profundidade de onze metros, revelam os astrofísicos.

Em Novembro de 2005, os mesmos instrumentos da Mars Express tinham detectado pela primeira vez gelo de água subterrânea no pólo norte de Marte. Uma outra equipa de investigadores, que utilizou o instrumento «Omega» da Mars Express tinha também mostrado a presença de água em grande quantidade no planeta após a sua formação, há quatro milhares de anos.

A maioria dos cientistas concorda que se pode dizer que Marte, que se formou, tal como a Terra, há cerca de 4.6 milhares de anos, foi um planeta muito húmido num determinado momento da sua história.

Mais recentemente, uma sonda da Nasa transmitiu fotografias que mostravam o surgimento, nos últimos anos, de duas pequenas torrentes numa cratera, o que leva a pensar que a água pode ainda hoje correr no planeta vermelho.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Alma Lusitana