sexta-feira, 27 de abril de 2007

Curiosidades sobre o ser Humano


Porque é que a barriga faz barulho quando estamos com fome?


Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdomem funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "esfomeado".


Sabiam que a sensação de fome tem origem no esôfago?


A sensação de fome provém de fibras nervosas situadas na porção superior do esôfago e não do estômago, como geralmente se supõe. Quando a região é anestesiada, a fome desaparece por completo. É a razão porque quem cheirar cocaína ou fuma "crack" não se sente fome e emagrecem muito rapidamente.


Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?


Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (de preposito) porque o cerebro prevê os nossos movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos tenta fazer cocegas, o corpo reage, tornando-se tenso. Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indica que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impedindo a reação.


Sabiam que os olhos pensam?


Boa parte da imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cerebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objecto em movimento ocupará de seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, apenas captando imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objectos em movimento porque o processo demandaria algumas fracções de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel andar a 40 quilometros por hora seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.




2 comentários:

PetiteLarousse disse...

Curiosidades interessantes...cócegas acho que não tenho.. raramente fico tensa quando me tocam ( lol )! Interessante.. a da sensação de fome...acho que vou fumar um "crack" até perder 5kg.. vai dar jeito para o Verão!

Giulia disse...

caraca, muito interessante. Gostei do blog :) Só achei que tem poucas curiosidades. poderiam ter várias logo de cara, ficaria showzão. segue o conselho que vai bombar ;)

Alma Lusitana