domingo, 8 de abril de 2007

Kurt Cobain




Faz hoje 13 anos que foi encontrado o corpo do vocalista dos Nirvana - Kurt Cobain, para muitos uma grande perda, pois os Nirvana tinham muitos Fãs, tinham e tem pois eu ainda oiço e adoro Nirvana. Vou deixar aqui um pouco da vida do Kurt Cobain.


Biografia


Os pais de Kurt, Donald, mecânico e Wendy, garçonete, formavam um casal problemático e, após sua separação definitiva, Kurt, então com 7 anos, viu-se obrigado a morar com diversos parentes em vários lugares diferentes.
Hiperativo e com problemas físicos decorrentes de uma bronquite crônica e de úlceras no estômago, era medicado com sedativos e outros remédios de tarja preta. Mesmo assim, tinha problemas de concentração na escola. Continuava a viver de favor com parentes e passava grande parte de seu tempo sozinho, ouvindo música, principalmente rock, e pintando.
Sua paixão pelo rock se fez mais forte aos 14 anos quando ganhou uma guitarra de presente e já na adolescência freqüentava o mundo musical underground da região de Seattle. Trabalhou com a banda Melvins, uma espécie de precursora das bandas grunge, um som entre o punk e o heavy metal, que surgiriam depois, como o próprio Nirvana. Em seguida, gravou sua primeira fita demo, a Fecal Matter.
Em 1985, conheceu Krist Novoselic e ambos se mudam para Olympia, conhecida por seu ambiente de shows e bares de rock underground. Formam sua primeira banda em 1986, com o nome de Stiff Woodies, com Kurt na bateria e Krist no baixo.
Esta banda teve várias formações e mudou de nome várias vezes, antes de assumir definitivamente no nome de Nirvana, título tirado de um dos conceitos básicos da religião budista. Era o final de 1986 e a banda tinha Kurt na guitarra e voz, Krist ainda no baixo e Chad Channing na bateria.
Apesar de ter gravado alguns discos e ser razoavelmente conhecida no meio grunge, o começo da banda foi difícil. Kurt chegou a trabalhar como faxineiro para pagar a fabricação de mil cópias do primeiro disco do Nirvana.


O sucesso


O sucesso mundial só viria em 1991, quando o Nirvana, já com Dave Grohl na bateria, lançou o álbum Nevermind. A música Smells Like Teen Spirit se tornou uma espécie de hino e Kurt o porta-voz de uma geração. Críticos mais entusiasmados chegaram a afirmar que a banda era "a salvação do rock". Na esteira do sucesso do Nirvana, outras bandas grunge de Seattle, como Pearl Jam, se projetaram.
Mas o sucesso não fez bem ao problemático Kurt, que se mostrava cada vez mais descontente e deprimido com a fama e a idolatria. Nem seu casamento com a cantora Courtney Love e o nascimento de sua filha Frances melhoraram seu estado de espírito. A pretexto de aliviar uma crônica dor de estômago, tornou-se dependente de heroína.
Em fevereiro de 1994, o Nirvana inicia uma excursão à Europa, com previsão de percorrer cinco países. Mas depois de uma apresentação em Roma, na Itália, a banda decide interromper a turnê para descansar, uma vez que Kurt, fragilizado e doente, não estava aguentar a dura rotina de espetáculos. Juntamente com Courtney, ele decide tirar férias na própria Itália.


O fim


Em março de 1994, aos 27 anos, num hotel de Roma, tentou suicídio pela primeira vez, tomando uma overdose de sedativos misturados com champagne. No mesmo mês, de volta à Seattle, é encontrado pela mulher desacordado em sua mansão, aparentemente em conseqüência de uma overdose de heroína. Em abril, uma semana depois de deixar um centro de desintoxicação, aproveitou-se da ausência da mulher e deu um tiro contra a própria cabeça. Seu corpo foi encontrado no dia 8 de abril, ao lado de um bilhete de despedida, escrito dia 5, com pedidos de desculpas aos fãs, à mulher, à filha, na época com dois anos, e à mãe. Esse mesmo bilhete parecia ter sido escrito por Kurt, mas a parte de despedida e sua assinatura tinham uma letra diferente da dele.



Deixo-vos aqui também algumas curiosidades:



Na mesma semana do suicídio de Kurt Cobain, 68 jovens mataram se imitando o ídolo.


Os jornais afirmam que Kurt morreu no dia 5 de abril de 1994, mas sua mãe diz ter recebido um telefonema do filho na noite do dia 6 de abril. O corpo só foi encontrado dia 8 na sua própria casa.
Quando os Nirvana foram gravar o acústico para a MTV, Kurt pediu ao director do programa para que enchesse o palco de velas e flores. O director disse então para Kurt que iria ficar parecer um funeral, Kurt responde que era mesmo esta a idéia.


Como muitos pensam, Kurt não sabia da existência do desodorizante "Teen Spirit" quando escreveu seu maior hit "Smell like Teen Spirit". Uma amiga certa vez disse que ele cheirava como o tal desodorizante, e Kurt achou porreira a frase e escreveu o seu maior sucesso, hino dos Nirvana.


Os Nirvana tiveram vários problemas para encontrar um baterista. Muitos passaram pela banda, sendo que um deles perdeu o dedo a cortar árvores com uma serra elétrica.
No seu último CD de estúdio(In Utero), Kurt queria simplesmente nomear o CD de "I hate myself and I wanna die"(Eu odeio-me e quero morrer)


Agora, na casa onde Kurt morreu, sua mulher(Courtney Love) faz festas e mandou demolir a garagem onde Kurt morreu.


E podia dizer muito e muito mais, mas fico por aqui dando o meu tributo a Kurt.

1 comentário:

Manus & Turbari disse...

Nunca fui uma grande admiradora dos Nirvana nem do Kurt.. sempre o vi como um produto criado na crise de grandes nomes de música nos anos 90... Talvez ignorância minha ou de não saber sentir as músicas/letras. Talvez fosse a solução mais provável e melhor para não se arrastar ou perder na espiral deste mundo do showbusiness.
Pelo menos neste caso deixou alguém que se aproveita da imagem e da referência para disso fazer dinheiro.
Nunca Kurt Cobain chegará a ser um mito com o Morisson ou como o Ian Curtis..

E suicídios a seguir só prova a fragilidade destas gerações...

Alma Lusitana